Pages

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Dessa vez



Hoje ao voltar a escrever fiquei a pensar em qual assunto poderia escrever ou qual historia poderia contar. Talvez fosse melhor começar com “ era uma vez”  mas como sugeri na imagem deste post, irei iniciar esses pensamentos soltos dizendo que “ Dessa vez”  poderia te desejar muitas coisas. Uma sorte grande em uma loteria ou por que sorte naquilo que você mais deseja neste momento, por exemplo. Acredito que essa seria sem duvidas alguma coisa excelente coisa a se desejar, concorda comigo? Alias, como diz  um bordão popular” desejo a você saúde porque o resto a gente correr atrás” Que tal dessa vez desejar um pacote de coisas legais como: felicidade, e amigos sinceros, e notas legais na faculdade, dias e noites de amor ou amores inesquecíveis. E porque não aproveitar agora e desejar por mais estranho que seja a tristeza. Não é jogando praga mas não seria nada mal um pouco de dose  tristeza e que de preferência fosse passageira somente enquanto leia esta linha; Mas tal sentimento servisse neste momento apenas para fazer você refletir ou valorizar outras coisas boas, e porque não vê na tristeza a forma ou força que precisa para Recomeçar.
Eu poderia desejar a você esquecesse algum fato ou alguém, até mesmo que chorasse neste momento afim apenas de limpar sua alma, até porque chorar faz bem e nos renova de uma forma a compreendermos que amanha será tão bom quando o agora. Talvez neste momento um filme esteja passando em sua cabeça, lembranças, momentos, fatos, casos e acasos, lutas, amor, paixão, confiança, e desconfiança. Talvez esteja a provocar em você uma nostalgia um tanto de porque? Justo eu? Somente comigo? Eu não consigo? Entre tantas outras  interrogações. E ainda você esteja pensando no porque você  consegue se entregar a um sentimento mais não consegue entende-lo quando ele esta sendo real.

Compreendo isto muito bem, talvez estejamos vivendo em uma “era virtual” onde se camuflar seja a palavra de ordem, até porque camuflar é o recurso que usamos com o objetivo de nos justificarmos diante dos outros. É uma forma que temos de nos sentir menos humilhados. Não raras vezes, dizer que temos ódio é uma maneira de tentar dar a volta por cima. Estranho isso, mas acontece.

Talvez seja por isso que as pessoas andam tão distantes dos seus verdadeiros sentimentos. Tememos a fraqueza. Tememos que o outro nos flagre no sofrimento que a gratuidade do amor nos trouxe. Preferimos assumir uma postura marcada pela agressividade a outra que nos mostrasse em nossa fragilidade.

Nos dias de hoje, cada vez mais, acentua-se a necessidade de ser forte. Mas não há uma fórmula mágica que nos faça chegar à força sem que antes tenhamos provado a fraqueza. E amar é experimentar a fraqueza. É provar o doloroso campo da necessidade, da carência e da fragilidade.
A rejeição é um processo de ver-se. Toda vez que eu quero buscar no outro o que me falta, eu o torno um objeto. Eu posso até admirar no outro o que eu não tenho em mim, mas eu não tenho o direito de fazer do outro uma representação daquilo que me falta. Isso não é amor, isso é coisa de criança. O anonimato é um perigo para nós. É sempre bom que estejamos com pessoas que saibam quem somos nós e que decisões nós tomamos na vida. É sempre bom estarmos em um lugar que nos proteja.

Se eu fosse dizer a lista completa de todos os desejos que destino a você, eu não acabaria hoje. Nem amanhã, nem tão cedo. Mas se eu tivesse que escolher um só desejo, em meio a isto tudo seria o “amor” e a sua capacidade em transformar e modificar as coisas. Até porque pelas as experiências inacabadas em mim e o que aprendo no bastidores da vida humana percebo que amar alguém é viver o exercício constante, de não querer fazer do outro o que a gente gostaria que ele fosse. A experiência de amar e ser amado é acima de tudo a experiência do respeito.
Como está a nossa capacidade de amar? Uma coisa é amar por necessidade e outra é amar por valor. Amar por necessidade é querer sempre que o outro seja o que você quer. Amar por valor é amar o outro como ele é, quando ele não tem mais nada a oferecer, quando ele é um inútil e por isso você o ama tanto. Na hora que forem embora as suas utilidade, você vai saber o quanto é amado. Tudo vai ser perdido, só espero que você não se perca. Enquanto você não se perder de si mesmo você será amado, pois o que você é significa muito mais do que você faz.

0 comentários: